TROCANDO AS LENTES : enriquecendo o olhar educacional com as diferenças! Ana Lucélia Dias [1] Cristiane Schroeder [2] ...



Assim, todos (funcionários, alunos,...) que apoiam a chapa, usam verde!
Acreditamos também...Esse é um assunto que rende muitos questionamentos...
Quando a criança entra na escola, a linguagem corporal que antes era tão usada, é substituída bruscamente pela verbal. A criança, que até então necessitava da linguagem corporal para se comunicar com o outro e entender a si próprio, precisa se adaptar ao novo sistema.
Todas experiências e construções da criança iniciam a partir de sua estrutura corporal. É através do corpo que a criança estabelece relações com o outro e com o mundo. A medida em que a criança vai percebendo e conhecendo o mundo a partir do seu contato corporal, percebe també
m que possui um corpo, capaz de movimentar e sentir. A construção desse corpo realiza-se através dos seus próprios movimentos, de suas descobertas e da superação dos seus próprios limites.
Discutir currículo prevê uma análise para além de listas de conteúdo como estávamos acostumados a fazer a tempos atrás.
"Desde sua constituição, a escola moderna é marcada por diferenças e está implicada também, com a produção dessas diferenças. Embora não sea possível atribuir a ela toda a responsabilidade pela construção das identidades sociais, ela continua sendo, para crianças e adolescentes, um local importante de vivências cotidianas específicas e, ao mesmo tempo, plurais." (Dagmar Meyer) 

Refletir sobre a função social da escola hoje e a diversidade, significa, não só reconhecer as singularidades e diferenças, mas respeitá-las e aceitá-las, e coloca-las em pauta no dia-a-dia. A escola tem como responsabilidade ampliar os horizontes culturais e expectativas dos alunos numa perspectiva multicultural. Desconsiderar a importância da diversidade nos currículos é contribuir para o processo de desigualdade social.
Com a criação do Blog Portfólio de Aprendizagens para registro da caminhada no curso... Este blog perde um pouco do seus objetivo. Já que ele foi proposto no primeiro semestre também para a postagem de atividades e auto avaliação...
Novidade do semestre:
construção de um outro blog para registrar aprendizagens!
portfólio
Depois do almoço caminhamos pelo Campus para conhecer algumas dependências...
Brinquedoteca... Museu...
"Percebemos que se há alunos com dificuldades de aprendizagem, também os professores têm dificuldades de ensino."
"A infância deve ser considerada uma condição do ser criança, sendo importante respeitá-la e considerar seu universo de representações, pois é um sujeito participante das relações sociais, fazendo parte de um processo histórico, social, cultural e psicológico.
Acho que é hora de recomeçar...
"Muitas vezes é necessário que tudo se perca, para que se possa novamente recomeçar.Recomeçar, com maior experiência, com mais vida, com mais amor, com mais dedicação, e principalmente com mais esperança em tudo que temos que construir para o nosso amanhã.Recomeçar, vivendo o dia de hoje intensamente e tirando do ontem apenas o aprendizado..."


Nosso grupo
Mesmo já tendo feito essa reflexão no blog antes, repensar, construir e desconstruir idéias,... é sempre interessante e proveitoso! 
Mas tudo bem...
Vou completar as atividades restantes!
Quando entrei de férias da escola, queria mesmo era ficar fazendo "nada", mas ainda tinha (e tenho!) trabalhos para colocar em dia... Então, sem ânimo, fui deixando para os últimos dias a construção dos trabalhos da disciplina Seminário Integrador... 