26 de set. de 2007

Discutindo gênero e sexualidade na escola

Discutir currículo prevê uma análise para além de listas de conteúdo como estávamos acostumados a fazer a tempos atrás.
Considerando a escola como um espaço sociocultural, em que se estabelecem diferentes relações, é mais do que urgente a necessidade de discutir como se dá o respeito e a valorização dessas diferenças que "invadem" na nossa sala-de-aula.






"Desde sua constituição, a escola moderna é marcada por diferenças e está implicada também, com a produção dessas diferenças. Embora não sea possível atribuir a ela toda a responsabilidade pela construção das identidades sociais, ela continua sendo, para crianças e adolescentes, um local importante de vivências cotidianas específicas e, ao mesmo tempo, plurais." (Dagmar Meyer)


Essa semana, em reunião pedagógica, tivemos a oportunidade de discutir sobre Gênero e Sexualidade e sua implicação na escola. Cada grupo de professores recebu um texto para ler e apresentar (de forma divertida) principais pontos para os demais colegas!



Muito interessante a criação de um espaço na escola para discutir questões que estão implícitas no "conteúdo escolar formal". Minha experiência docente me mostra que grande parte dos professores preferem discutir notas de alunos, indisciplina, eventos para arrecadar dinheiro... E as reclamações e queixas acabam ocupando o lugar da discussão pedagógica!


Refletir sobre a função social da escola hoje e a diversidade, significa, não só reconhecer as singularidades e diferenças, mas respeitá-las e aceitá-las, e coloca-las em pauta no dia-a-dia. A escola tem como responsabilidade ampliar os horizontes culturais e expectativas dos alunos numa perspectiva multicultural. Desconsiderar a importância da diversidade nos currículos é contribuir para o processo de desigualdade social.

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