16 de dez. de 2006

ECS 11

Educação escolar e políticas públicas no Brasil

Discutir sobre políticas públicas no nosso país é sempre uma questão delicada. Cansados de ver e ouvir tantas barbaridades feitas com o dinheiro público, a crença na melhoria do país através das políticas públicas nos causa muitas descrenças.

O investimento em políticas públicas é fundamental para a diminuição das desigualdades sociais no Brasil. E acredito que a educação seja a base para tudo!

As desigualdades, também presentes na educação, refletem o tipo de sociedade que tem se constituído nosso país, onde o fator econômico ainda é determinante: quem tem mais, investe mais!

Visitando o site do MEC percebe-se muitos avanços neste campo... Mas analisando dados de regiões distintas do país, comparando com outras realidades, nota-se que ainda temos um grande caminho a percorrer., tanto na educação básica quanto no ensino superior.

Na busca por uma educação de qualidade, oportunizando igualdade de condições a todos tem se feito alguns investimentos, que vale a pena refletir sobre as cotas para afrodescedentes, a ampliação do ensino fundamental, a formação de professores, os programas de alfabetização, o PROUNE,...entre outros.

É necessário questionar-se se essas alternativas em diminuir as desigualdades estão realmente atendendo os interesses da população, especialmente das crianças... Ou estão sendo colocadas em prática apenas para diminuir os indíces, os números, as porcentagens... que podem "não pegar bem" para o nosso país...

Em época de eleição os "dados" são sempre lembrados...

São Leopoldo passa por um momento de construção: reorganizar os diversos setores da sociedade, através das conferências municipais, é um indício de que as coisas como estão, não funcionam bem. Transformá-la numa cidade educadora, em que todos seus segmentos, possam, de alguma forma intervir na educação, requer um novo olhar e mudanças também por parte da escola.

Ano passado ocorreu a 1ª Conferência Municipal de Educação, que possibilitou uma tomada de consciência das problemáticas encontradas na educação leopoldense, temas discutidos nas escolas, e levados para plenária com representação de todos segmentos da comunidade escolar.

Repensar o fazer pedagógico, a função social da escola nos dias de hoje, as concepções que temos de educação, infância e mundo são algumas das tarefas que temos enquanto educadores responsáveis e comprometidos com a educação.

1 comentários:

  • Maria Luiza says:
    sábado, dezembro 23, 2006 2:35:00 AM

    Olá Ivanize, gostei muito do teu trabalho e convido-a para fazer uma visita a meu blog e ler minha contribuição para ESC11.Abraços...Luiza

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