6 de nov. de 2006

ECS 7

Concepções de humano,
mundo e educação
na perspectiva marxista
Karl Heinrich Marx nasceu em Trèves, ao sul da Prússia, a 5 de maio de 1818. Foi o segundo de oito filhos do advogado Hirschel Marx e de sua esposa, a holandesa Henriette Pressburg. Defendendo idéias igualitárias, Karl passou a sofrer perseguições do regime de Frederico Guilherme IV.

"É impossível falar de Marx sem lembrar Engels. Este, foi um filósofo alemão que junto com Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx. Suas atividades políticas, intelectuais e militantes estiveram estreitamente ligadas."

http://www.comunismo.com.br/

"O tema da educação não ocupou um lugar central na obra de Marx. Ele não formulou explicitamente uma teoria da educação, muito menos princípios metodológicos e diretrizes para o processo ensino-aprendizagem. Sabemos que sua principal preocupação fora o estudo das relações sócio-econômicas e políticas e seu desenvolvimento no processo histórico."

(...)

"A obra destes autores constitui uma crítica fundamental à concepção burguesa do ser humano e de educação. Às concepções metafísicas e idealistas, que são fundamentalmente conservadoras, estes pensadores opõem a concepção materialista, histórica e dialética, isto é, interessaram-se pelo ser humano real em carne e osso, por seus problemas enquanto vivem em sociedade, visando uma transformação positiva e humanizante. Esta concepção dialético-histórica do ser humano toma como premissa fundamental o fato de ele não ser um dado, mas essencialmente um construir-se. Deste modo, a educação deve vir para corroborar esta construção que não é meramente teórica ou abstrata, mas real, prática."

(...)

"O ponto de partida da história, para Marx, é a existência de seres humanos reais que vivem em sociedade e estabelecem relações. Para ele a essência do homem é o conjunto das relações sociais. Assim, a corporeidade natural é uma condição necessária mas não suficiente. A humanização do ser biológico e específico só se dá dentro da sociedade e pela sociedade. Gadotti (1984) nos lembra que, para Marx, o homem não é algo dado, acabado. Ele é processo, ou seja, torna-se homem e, isto, a partir de duas condições básicas."

(...)

"Na sociedade capitalista contemporânea a educação reproduz o sistema dominante tanto ideologicamente quanto nos níveis técnico e produtivo. Na concepção socialista, a educação assume um caráter dinâmico, transformador, tendo sempre o ser humano e sua dignidade como ponto de referência. Uma educação omnilateral é o que continua fazendo falta em nossa sociedade. O atual sistema educativo, sobretudo no Brasil, vem confirmando o que se diz sobre reprodução, exclusão e dominação. Projetos político-pedagógicos até existem e são propostos, mas são postos em andamento aqueles que legitimam o sistema e não representam para ele uma ameaça."

"É extremamente pertinente a concepção educativa de Marx e Engels, pois sua proposta recupera o sentido do trabalho enquanto atividade vital em que o homem humaniza-se sempre mais ao invés de alienar-se e a educação é concebida, não como instrumento de dominação e manutenção do status quo mas, como processo de transformação desta situação."

Os trechos a cima, foram retirados do texto:

Considerações sobre a educação na perspectiva marxiana

2 comentários:

  • Profe Indianara says:
    terça-feira, novembro 07, 2006 7:19:00 PM

    Olá,Ivanize!
    Bem interessante as tuas colocações sobre os tipos de dominações.
    Ah! Obrigada pela visita ao meu blog!! Tenho certeza que poderemos trocar muitas idéias ao longo do curso! Abração, Indianara.

  • Suzana Gutierrez says:
    domingo, novembro 12, 2006 1:58:00 PM

    Oi Ivanize

    Está bem organizado o teu blog. Parabéns!

    Em relação a ECS 7, gostaria de lembrar que é indicado colocar as citações de textos de outros autores em destaque e referenciadas. Numa postagem isso pode ser feito usando uma nota numerada e destacando o texto entre aspas.
    Tens alguns paráfgrafos citados de http://www.comunismo.com.br/ e de Robinson dos Santos (Revista Espaço Acadêmico) que devem ser destacados para respeitar a autoria dos textos e prover referências aos teus leitores.

    abraço,
    Suzana

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