"É impossível falar de Marx sem lembrar Engels. Este, foi um filósofo alemão que junto com Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx. Suas atividades políticas, intelectuais e militantes estiveram estreitamente ligadas."
"O tema da educação não ocupou um lugar central na obra de Marx. Ele não formulou explicitamente uma teoria da educação, muito menos princípios metodológicos e diretrizes para o processo ensino-aprendizagem. Sabemos que sua principal preocupação fora o estudo das relações sócio-econômicas e políticas e seu desenvolvimento no processo histórico."
(...)
"A obra destes autores constitui uma crítica fundamental à concepção burguesa do ser humano e de educação. Às concepções metafísicas e idealistas, que são fundamentalmente conservadoras, estes pensadores opõem a concepção materialista, histórica e dialética, isto é, interessaram-se pelo ser humano real em carne e osso, por seus problemas enquanto vivem em sociedade, visando uma transformação positiva e humanizante. Esta concepção dialético-histórica do ser humano toma como premissa fundamental o fato de ele não ser um dado, mas essencialmente um construir-se. Deste modo, a educação deve vir para corroborar esta construção que não é meramente teórica ou abstrata, mas real, prática."
(...)
"O ponto de partida da história, para Marx, é a existência de seres humanos reais que vivem em sociedade e estabelecem relações. Para ele a essência do homem é o conjunto das relações sociais. Assim, a corporeidade natural é uma condição necessária mas não suficiente. A humanização do ser biológico e específico só se dá dentro da sociedade e pela sociedade. Gadotti (1984) nos lembra que, para Marx, o homem não é algo dado, acabado. Ele é processo, ou seja, torna-se homem e, isto, a partir de duas condições básicas."
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"Na sociedade capitalista contemporânea a educação reproduz o sistema dominante tanto ideologicamente quanto nos níveis técnico e produtivo. Na concepção socialista, a educação assume um caráter dinâmico, transformador, tendo sempre o ser humano e sua dignidade como ponto de referência. Uma educação omnilateral é o que continua fazendo falta em nossa sociedade. O atual sistema educativo, sobretudo no Brasil, vem confirmando o que se diz sobre reprodução, exclusão e dominação. Projetos político-pedagógicos até existem e são propostos, mas são postos em andamento aqueles que legitimam o sistema e não representam para ele uma ameaça."
"É extremamente pertinente a concepção educativa de Marx e Engels, pois sua proposta recupera o sentido do trabalho enquanto atividade vital em que o homem humaniza-se sempre mais ao invés de alienar-se e a educação é concebida, não como instrumento de dominação e manutenção do status quo mas, como processo de transformação desta situação."
Os trechos a cima, foram retirados do texto:
Considerações sobre a educação na perspectiva marxiana
Olá,Ivanize!
Bem interessante as tuas colocações sobre os tipos de dominações.
Ah! Obrigada pela visita ao meu blog!! Tenho certeza que poderemos trocar muitas idéias ao longo do curso! Abração, Indianara.
Oi Ivanize
Está bem organizado o teu blog. Parabéns!
Em relação a ECS 7, gostaria de lembrar que é indicado colocar as citações de textos de outros autores em destaque e referenciadas. Numa postagem isso pode ser feito usando uma nota numerada e destacando o texto entre aspas.
Tens alguns paráfgrafos citados de http://www.comunismo.com.br/ e de Robinson dos Santos (Revista Espaço Acadêmico) que devem ser destacados para respeitar a autoria dos textos e prover referências aos teus leitores.
abraço,
Suzana