29 de out. de 2006

ECS 5

Concepções de humano, mundo e educação na perspectiva weberiana

Max Weber, um dos fundadores da sociologia, traz, entre suas obras a discussão sobre "dominação" no texto "Os Três Tipos Puros De Dominação Legítima". Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Para o autor, há três tipos ideais de dominação, e mesmo seus escritos sendo tão antigos, é possível adequar seus conceitos aos dias de hoje, no que diz respeito a:
*dominação legal: o domiínio é exercido a partir de leis, regras, e estatutos; se dá nas relações trabalhistas, em que uma lei que rege os subordinados. A burocracia é característica principal. Podemos exemplificar tal dominação as relações exitentes entre patrões e empregados, servidores e instituição pública;*dominação tradicional: se dá a partir dos laços de amizade e confiança, sem levar em conta a competência. As indicações de cargos dentro de uma empresa por apadrinhamento, cargos de confiança, família patriarcal;*dominação carismática: frágil, baseada na fé, crença e carisma da pessoa, influenciada por fatores emocionais e afetivos, podemos a perceber nos líderes religiosos, comunitários, políticos.Somos submetidos a todos tipos de dominação, e nem sempre consciente, exercemos os dois papéis: o de dominante e o dominado.


Na escola, não é diferente, as relações de dominação estão presentes em diversos setores e espaços, por mais democrática que esta instituição se entitule. Entre tais espaços, inclui-se a sala-de-aula. As relações de poder sempre existirão, mesmo com práxis modernas, horizontalidade na relação professor/aluno, pedagogias inovadoras.

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