14 de out. de 2006

Escola, Cultura e Sociedade (atividade 3)

Enfoque temático:
Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva positivista

Leitura e questionário a aprtir do texto: A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora



1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim considera a definição de Stuart Mill muito amplo, não contemplando sua verdadeira definição:

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Kant define educação como a busca pela perfeição, ou seja o desenvolvimento harmônico de todas faculdades humanas. De acordo com James Mill, a educação deve objetivar a felicidade, fazer do indivíduo um instrumento de felicidade de si mesmo. O ponto fraco é desconsiderar as variações espaço temporais, tendo a educação como processo acabado, ideal, perfeito, propício para qualquer pessoa, sem levar em conta sua historicidade.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
De acordo com o texto para definir educação deve-se considerar os sistemas educativos de todos os tempos, levando em conta o que há de comum entre eles.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
As crenças e condutas de cada sociedade irão determinar a construção do homem ideal, baseado em suas vivências, nas relações cotidianas, na cultura.


5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
"Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado."


6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
A educação consiste na socialização metódica das novas gerações.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Indivíduo e sociedade são termos relacionados na medida que um depende do outro para conceituar-se. Pois é através da sociedade que o indivíduo é capaz de olhar-se, e melhorar, para que a sociedade também melhore. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário, engrandecê-lo e troná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida o indivíduo não pode engrandecer se não pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.


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