1 de out. de 2006

O Conto da Ilha Desconhecida

Um texto longo e simples...que prende atenção do início ao fim, capaz de nos fazer refletir sobre muitas coisas...escola, sociedade, relações de poder, e, principalmente, é possível, a partir do texto de José Saramago, refletir sobre nós mesmos...

Tenho notado que as atividades solicitadas por nossos professores requer este exercício: saber quem sou, no que acredito, como me tornei esta pessoa... Aparentemente é um execício fácil, mas quando de fato temos de fazê-lo, fico horas na frente da tela pensando por onde começar!!!


Se não sais de ti, não chegas a saber quem és, diz o autor.

Sou professora há 10 anos... Há três anos sou alfabetizadora, também trabalhei por 5 anos com Educação Infantil. Além da 1ª série, sou professora de Educação Física em turmas da Educação de Jovens e Adultos e ensino fundamental. Também trabalho com dança na escola.
Sou apaixonada pela minha profissão. Consigo aliar prazer e trabalho, tenho esse privilégio, sei que é de poucos...por isso me sinto honrada e muito feliz!!!

Estou sempre buscando o que fazer...cursos, palestras, leituras...Sempre inquieta: tentando encontrar caminhos, soluções, "ilhas desconhecidas" a serem desbravadas...
Tentar descubrir-se sempre. Tarefa árdua, mas importante para se saber onde quer chegar.


P E R S E V E R A N Ç A............ S E M P R E !!!

E é isso que me faz acordar cedo todo dia, sair de Canoas para São Leopoldo e lecionar na mesma escola de que iniciei na carreira. Cresci junto com ela, e hoje, assim como as águas que cercam a ilha, já não sou a mesma. Tenho mais consciência das minhas responsabilidades como educadora, principalmente trabalhando numa realidade diferente da qual estou acostumada, onde valores, costumes, culturas, são diferentes, não menos importantes, mas diferentes! Respeitar essa diversidade sem julgar, mas compreendê-la para dentro dela poder atuar não é fácil!

Esperança, entusiamos, alegria...
é o que tento trazer para dentro da sala-de-aula...Para alguns alunos sou a única fonte de estímulo e carinho.

Que tenhas sonhos felizes... é o que cita o autor, e o que desejo a todos!!!




2 comentários:

  • Marta says:
    domingo, outubro 01, 2006 9:17:00 PM

    Amiga, sabe lembro-me muito bem quando te vi pela primeira fez, é uma imagem que não me sai da lembrança, foi meu primeiro dia na escola, não sabia nada , nem como entrar na turma, e vc estava nesta turma, acho que substituindo, vc era uma menina, magra, diferente de hoje uma mulher feita. Tens razão as águas mudaram e a ilha também, fico feliz por hoje estarmos mais próximas porque apesar de trabalharmos juntas a 8 anos , quase não tínhamos contat.Incrível como as coisas mudam e as pessoas também, como aprendem e crescem, como somos privilegiados por isso.
    bjs, Marta

  • Patrícia says:
    segunda-feira, outubro 02, 2006 11:57:00 AM

    Olá Ivanize, tudo bom. Teu texto está muito legal gostei da relação que fizeste entre o texto do Saramago e tua trajetória. Se tu puderes copie este texto para o word salve como doc e coloque no teu webfólio na disciplia "Curículo, PPP e Didática". Qualquer dúvida entre em contato.
    Abraços
    Patrícia Marchand (tutora da disciplina "Curículo, PPP e Didática")

Postar um comentário

.

.